g2h

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Programação de atividades do Mês Carlos Gomes

Programação de atividades do Mês Carlos Gomes comemorado em setembro, em homenagem ao maestro e compositor campineiro Antônio Carlos Gomes.
                Estátua de Carlos Gomes na região central da cidade
Prefeitura anuncia programação de atividades do Mês Carlos Gomes
Foi anunciada nesta terça-feira, 25 de agosto, no Jóquei Clube de Campinas.
A abertura será dia 1º de setembro, com palestra e exposição de fotos sobre Carlos Gomes na Academia Campinense de Letras.

A programação segue com apresentação de corais, concurso de cantores líricos, palestras, recitais, missas,
homenagem no túmulo e concertos. Um dos destaques é o concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
(OSMC) no dia 26 de setembro, sábado, às 18h, na Pedreira do Chapadão. Serão executadas obras de Carlos Gomes
sob regência da maestrina convidada Ligia Amadio, atual titular da Sinfônica de São Paulo.
Ligia já foi titular da Sinfônica de Campinas.


“Há uma vasta programação sobre o compositor campineiro durante todo o mês.
O trabalho de organização dos eventos dos Mês Carlos Gomes é um trabalho conjunto de várias secretarias
da Prefeitura, em parceria com as academias de artes e letras da cidade e instituições que não medem esforços para manter viva a memória de Carlos Gomes”, disse o diretor de Cultura de Campinas, Gabriel Rapassi.
Este ano, em parceria com o Rotary Clube, haverá durante todo mês um trabalho com os alunos das escolas
municipais, que vão assistir peças e trabalhos do compositor e também montagens teatrais alusivas à vida
de Carlos Gomes.
As atividades são organizadas por Secretarias Municipais de Cultura, de Educação, Academia Campinense de Letras, Academia Campineira de Letras e Artes (Acla), Rotary Clube, Centro de Ciências Letras e Artes (CCLA), Associação Brasileira de Artistas Líricos, Conservatório Carlos Gomes, Coral Pio XI, Câmara Municipal de Campinas e Conselho Municipal de Cultura. Participação do Coral Meninos Cantores e Lions Club.
Clique aqui e confira a programação completa.

 
 
Mais sobre Carlos Gomes
 
Antonio Carlos Gomes nasceu em Campinas, em 1836, e morreu em Belém, em 1896. Foi compositor de óperas e dedicou a maior parte de sua produção musical a este gênero. Começou a estudar música com o pai e continuou os estudos no Conservatório do Rio de Janeiro. Ganhou uma bolsa de estudos e foi para a Europa, em Milão, na Itália, aonde diplomou-se.
 
Em março de 1870, a sua ópera mais famosa, O Guarani, estreou no Teatro Scala de Milão e, da Itália, a obra ganhou fama por toda a Europa e consagrou Carlos Gomes como o maior gênio musical das Américas. Doente e com dificuldades financeiras, ele teve que voltar ao Brasil em 1892. Foi para Belém para ocupar o cargo de diretor do Conservatório de Música na capital do Pará, aonde morou até morrer, no dia 16 de setembro de 1896.


A Semana Carlos Gomes
 
A Semana Carlos Gomes foi instituída em Campinas pela Lei Municipal 9.152, de 1996, na semana que antecede o 16 de setembro, no dia que o maestro faleceu, em 1.896. No entanto, devido à necessidade de difundir cada vez mais a obra de Carlos Gomes e ao vasto material deixado pelo compositor campineiro, a comissão organizadora estendeu a programação para todo o mês de setembro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares